domingo, 7 de novembro de 2010

O Homem que olhou para os pobres

O Homem que olhou para os pobres
por Leandro Martinho

Coimbatore Krishnarao Prahalad
(August 8, 1941 – April 16, 2010)

Prahalad, ilustre pensador indiano, despediu-se colocando países emergentes no mapa da competitividade mundial, com uma inigualável contribuição para a criação de um capitalismo social, mediante a inclusão pelo consumo da camada de baixa renda.
O pensador indiano percebeu que havia uma camada da população que não consumia, e que o mercado estava perdendo com isso, já que novas tecnologias surgiam, no entanto na camada mais favorecida da população haveria um limite para o consumo. Apenas na índia, por exemplo, há 11 a 19 milhões de novos assinantes de telefonia celular por mês, isso demonstra a importância da inclusão e da democratização do comércio eletrônico.
Para conseguir essa inclusão, tornou-se necessário a construção de sistemas de microconsumidores, neles cada indivíduo pode ser: Microconsumidor, microprodutor, microinovador e microinvestidor. A conectividade permitiria que as pessoas se conectassem com o mundo a sua volta, sem restrições hierárquicas.
Nesse processo, surge o capitalismo social, ou criativo, para Bill Gates, que tem como essência a criação de valores que podem ser compartilhados. A conexão de mercados implica entendimento econômico, transparência, acesso à informação e fim das assimetrias na informação, há criação conjunta.
Nasce, então, a necessidade do surgimento de um novo tipo de líder que precisa ser humilde, fomentar esperança, além disso, deve ser alguém com quem se possa conversar, concordar e discordar.
È importante, pensar, portanto, em maneiras de juntar a questão da inclusão, da sustentabilidade, da cocriação, e da globalização criando uma interdependência, um diálogo entre essas questões, pensar sistematicamente sobre elas e chegar a conclusões sobre a complexidade que aumenta na forma de entender o mercado e a sociedade, incluindo 6 bilhões de pessoas nesse processo de democratização tecnológica.
Inspirado na reportagem de HSMManagement - O legado do Capitalismo Social - mio-junho de 2010
Leandro Martinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário